Pesquisar este blog

domingo, 5 de janeiro de 2014

OS BORGIA - 4 LIVROS

(CLIQUE NA CAPA)

A série Bórgia é uma espécie de biografia não autorizada da família que é tida como precursora dos Corleone e que expôs os "pecados" da Igreja Católica em Roma no final século XV. Uma época que o Vaticano certamente gostaria de apagar dos livros de história. Uma fascinante dinastia entre o sagrado e o profano, sangue e volúpia, cinismo político, conjuras, traições, luxúria e libertinagem ilimitada. Todos os atos praticados por Rodrigo Bórgia e sua família, para se tornar o Papa Alexandre VI, estão na obra contada por um dos mais cerebrais roteiristas da 9ª Arte da Europa, Alejandro Jodorowsky. A arte é do mestre das HQs Eróticos, Milo Manara, conhecido por retratar as mais belas mulheres em quadrinhos e autor de séries famosas em todo o mundo. 

A história mostra a morte de Inocêncio VIII, em 1492, e os novos ares da Renascença deram a chance para que Rodrigo Bórgia pudesse utilizar seus métodos pouco ortodoxos para tomar posse do Vaticano. O conclave é um dos momentos em que ele compra e chantageia os cardeais e suas respectivas dissidências religiosas. 

 "Ajude-me a obter a tiara de Papa, e os 100 burricos, com seu ouro, prata e pedras preciosas serão teus...", propõe Rodrigo Bórgia a Ascânio Sforza, forte candidato ao papado.

Contudo, a venda de indulgências, o nepotismo, a promiscuidade e a ganância pelo poder político eram características de todos os clérigos daquele tempo. Essa combinação fazia do Vaticano um lugar que podia ser chamado de tudo, menos de santo. Alexandre VI é lembrado como a ovelha negra da igreja mas tornou-se o Papa mais memorável do Renascimento, tendo permanecido na direção da Igreja Católica entre 1492 e 1503. 

 Lucrécia e César Bórgia (filhos de Rodrigo) também deixaram suas marcas na história, sempre em meio a escândalos, orgias e negócios escusos. César foi imortalizado por Maquiavel em sua obra-prima "O Príncipe". Lucrécia Bórgia foi exaustivamente utilizada como moeda de troca na política da família. Ficou conhecida como "o veneno dos Bórgia". A santíssima trindade de Lucrécia e de sua família tinha outros elementos: o ouro, o poder e a luxúria.

POSTAGEM DE: NDRANGHETA

Você vai gostar também de